quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Jon Foreman e o "primeiro amor"

Photobucket


Não é novidade pra ninguém o trabalho desse cara. Então, não, não pretendo que esse post seja como outros que já escrevi aqui e tenha o objetivo de fazer você descobrir uma grande novidade.

Jon Foreman não é novidade pra ninguém. Faz muito sucesso nos Estados Unidos e, posso me arriscar a dizer, em boa parte do mundo - o cara teve até uma música sua cantada no American Idol. Já acompanho o Switchfoot (sua banda, se alguém ainda não sabe) a um tempo e, apesar de não curtir tanto algumas músicas, gosto da banda de uma forma geral.

Mas hoje eu não quero me ater muito ao já (mais) conhecido trabalho dele com a banda. A uns dois anos - fim de 2007/ início de 2008 - Jon começou uma "carreira solo" (entre aspas porquer ele não abandonou a banda, apenas fez um trabalho alternativo) e lançou 4 EP's num estilo bem diferente do que estávamos acostumados a ouvir dele: Fall, Winter, Spring e Summer. É óbvio, mas explico. São as estações do ano...

E é desses EP's que estamos falando aqui. Que conteúdo! Que bom gosto! Quantas verdades sendo ditas de uma forma tão bem arranjada. O trabalho é acústico, com algum toque melodramático dos "trompetes latinos" que habitam algumas músicas, um violão bem rústico e melodias muito, MUITO inspiradoras.

Pois bem, musicalmente, acho o trabalho maravilhoso, uma baita influência pra mim como músico. Mas o principal, e o melhor disso tudo, está no que se expressa através da música...

Voltando ao Switchfoot, gosto das letras da banda, mas confesso que o que Jon Foreman fala nesses 4 trabalhos mais intimistas, pelo menos pra mim, tem muito mais profundidade. As letras, de uma forma geral, são muito mais claras em relação à sua fé, ao seu louvor a Deus e até mesmo a algumas críticas ao "sistema" cristão que impera.

Em especial, quero comentar 2 músicas, do mesmo EP. São elas "Again" e "Instead of a show". Começo pela segunda.



É um tapa na cara, vamos admitir. Na minha cara e na sua. É a imagem da maioria dos cristãos: relapsos, distantes de Deus e de seu caráter, religiosos, hipócritas, distantes do "primeiro amor" a que João se refere em Apocalipse.

"Dar amor aos que não podem amar, dar esperança a quem não tem, se levantar para quem não consegue ficar de pé". ISSO é a consciência que deveria estar embutida em nós no lugar do desejo cretino de fingir que louva a Deus armando um circo em nossa volta, com banda, dança e tudo mais, enquanto muita gente morre escutando nosso "louvor" do lado de fora da igreja.

A segunda música, "Again"...



aqui a letra

Ah, essa música...

Me faz chorar, me faz alegrar, me faz ter esperança. Me lembra que a graça sempre nos trás de volta, sempre faz com que nossos corações se voltem pra Deus quando estamos longe. Me faz lembrar que Deus está, sim, presente, nos nossos eventos humanos.

"Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também." (Sl 139: 8)

É a esperança de que Deus está conosco, mesmo nos nossos fracassos. Que seja essa nossa vontade, nosso maior desejo: voltar nossos corações a Ele. Sempre.

Um abraço,

Diego

0 comentários:

Postar um comentário